Translate

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Top 10 Museus de N.Y.

Post passado já falei um pouco sobre a vasta cultura artística de NY, abrangendo apenas as regiões do Soho, Tribeca e Village. Hoje apenas falarei sobre os 10 Top Museums locais.

A cidade de Now York abriga alguns dos mais conceituados museus de arte clássica e moderna, arquitetura, fotografia, história, história natural, rádio, televisão e tecnologia. São mais de 150 museus espalhados pela cidade

O Metropolitan, por exemplo, é o maior dos Estados Unidos e tem mais de dois milhões de peças que cobrem cinco mil anos de arte e cultura. Já o MoMa, fundado em 1929, é considerado um dos mais importantes acervos de arte moderna do mundo. E para muito além dos mais tradicionais e indispensáveis museus, a cidade reserva pequenas e preciosas surpresas.  Há inúmeros museus menos conhecidos, mas não expressivos em termos de qualidade, além de diversas galerias de arte.

O The Metropolitan Museum of Art é um dos maiores museus do mundo, tem mais de dois milhões de obras que compreendem em média 5 mil anos. O Museu foi fundado em 1870, atrai hoje em dia 5 milhões de visitantes por ano. São mais de 400 galerias e 18 departamentos com arte oriental, africana, egípcia, grega, romana, européia e americana, vestuário e instrumentos musicais.
Por este motivo o Metropolitan é o 1° Museu dentre os 10 de hoje, e está localizado na 1.000, 5th Avenue.


O 2° Museu, como já citei no começo do texto, é o Museum of Modern Art (MoMa) que está localizado na 11 West com a 53rd Street. O MoMa conta com das coleções de arte contemporânea mais importantes do mundo, o local tem como objetivo expandir a definição do que é, ou não, considerado arte.
Conta com Esculturas, fotografias, objetos de arquitetura e design, arte interativa e pinturas. Obras célebres de Picasso, Dalí, Cézanne e Matisse estão expostas no MoMa. No quinto andar há um café com vista para o jardim das esculturas.

American Museum of Natural History, 3° Museu de hoje, está localizado na Central Park West esquina com 79th Street.
O Museu de História Natural é repleto de exposições sobre a evolução dos homens e dos animais, o museu ainda tem planetário e cinema. A seção mais famosa é sobre dinossauros. Há uma réplica em tamanho real do Mamenchisaurus, um dos maiores animais que já viveu na Terra. Na parte marinha do museu, há uma baleia azul de 28 metros de comprimento e na exposição de borboletas, uma sala cheia delas, vivas e voando.

4°: Neue Galerie, localizada na 1.048 5th Avenue, é um museu dedicado à arte e ao design alemão e austríaco do século 20, tudo dividido em dois andares, e expõe obras de Gustav Klimt, Kandinsky e seguidores da escola de Bauhaus.

Whitney Museum of Art, o 5° museu, está localizado na 945 Madison Avenue. Conta com um dos melhores acervos de arte americana do século 20. Atualmente, a coleção permanente tem certa de 19 mil peças de 2.900 artistas, com quadros, esculturas, desenhos, fotografias e filmes. A história do museu começou em 1931, quando Gertrude Vanderbilt Whitney, escultora, abriu um pequeno estúdio com coleção pessoal de 500 peças. As obras haviam sido oferecidas ao Metropolitan, mas eles demoraram para responder e a coleção acabou sendo aberta ao público.

Localizado na 1 East 70th Street, THE FRICK COLLECTION, é o 6° museu. O casarão clássico é uma aula de arte europeia. Reconhecido principalmente pelos quadros de pintores espanhóis, como Velásquez e Goya, o lugar também tem móveis franceses do século 18, porcelanas Limoges e tapeçarias orientais. E ainda apresenta concertos aos domingos.

Contando a História dos judeus antes, durante e depois do Holocausto, o 7° museu, Museum of Jewish Heritage, está localizado na 36 Battery Place. O primeiro e o Terceiro andares, que tratam da vida antes de 1930 e da superação, são mais recomendados para crianças. O andar do meio expõe as cenas mais chocantes.

8°: Gagosian Gallery, localizada na 980 Madison Avenue, é uma influente galeria, possui duas unidadem em NY, outras duas em Londres, uma em Los Angeles e outra em Roma. Expor na galeria significa ter alcançado o sucesso. A qualidade de suas exposições costuma ser tão alta que chegam a dizer que essa é uma das poucas galerias que pode competir com os tradicionais museus da cidade. 

Localizado na 1.071 5th Avenue, está o Solomon R. Guggenheim Museum. O 9° museu, foi projetado por Frand Lloyd Wright, o prédio de 1959 é tido como a maior obra de arte desse museu. Desde que foram abertas filiais do Guggenheim em outros países, o acervo de NY ficou empobrecido, já que suas obras estão emprestadas a diversos cantos do mundo. 

Em 10°, o Intrepid Sea, Air & Space Museum, localizado no pier 46, West 46th Street. O museu é um porta-aviões no rio Hudson, onde estão expostas mais de 30 aeronaves, um submarino e um avião Concorede, esta semana, quarta-feira dia 06 de junho, foi adicionado ao acervo a ônibus espacial Enterprise, 1° ônibus espacial da NASA. Inaugurado em 1982, o museu mantém a tradição do patriotismo americano e, por isso, atrai muitos visitantes locais. Mas independentemente da nacionalidade, o programa vale para conhecer alguns dos maiores feitos tecnológicos da humanidade. 

Com o ônibus espacial o Intrepid trará mais visitantes para o Museu. 

Por hoje é só, próximo post será sobre mais bairros de New York.

Nenhum comentário: